Importação e Exportação de Aço

O aço é um material extremamente importante para diversos setores da economia

O aço é um material extremamente importante para diversos setores da economia. Ele é utilizado desde a produção de veículos, máquinas e equipamentos, até a sua principal aplicação, está na construção civil. A liga metálica é formada por ferro e carbono, sendo essencial para as construções modernas. Além de contribuir com a economia, é importante ressaltar que o aço é um material 100% reciclável, podendo ser completamente reutilizado para a fabricação de outros produtos.


Ele foi o 2º produto mais exportado e representou 12,3% de todas as exportações em 2020. Enquanto isso, ficou em 7º lugar nas importações. Ou seja, exportamos matéria-prima com baixo valor agregado e importamos o produto acabado.
De acordo com o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, a produção brasileira dessa matéria-prima cresceu 11% em janeiro, em comparação a janeiro do ano passado, e conforme os dados apresentados pelo Instituto Aço Brasil, em 2020, a indústria brasileira do aço chegou a operar com apenas 45% de sua capacidade. Mas, as expectativas da indústria nacional são positivas, atingindo a marca de 33 milhões de toneladas de aço bruto.


A preocupação central das empresas é a disparada do preço do aço nos últimos tempos. É preciso provocar um choque de oferta no setor, com estímulos à entrada do insumo importado no mercado brasileiro, ampliando a oferta e reduzindo custos e tempo de entrega.
O Brasil é um grande fornecedor de aço para os EUA, que é um dos maiores compradores do produto, mesmo com a pandemia da Covid-19 que vem impactando todo o comércio global.


Atualmente, o presidente Joe Biden afirmou que pretende investir US$2,3 trilhões na infraestrutura do país, para estradas, pontes, hidrovias, ferrovias e rede elétrica, e mesmo pretendendo realizar esses investimentos com aço americano, não são autossuficientes em matéria-prima e necessitarão importar mais aço semiacabado, aumentando assim a expectativa de exportadores brasileiros.

Deixar uma resposta