O Modal Marítimo

Por causa da capacidade de movimentar grandes volumes, o modal marítimo é o meio mais utilizado no transporte internacional de cargas. Os navios cargueiros modernos tem diversas formas e tamanhos e podem ser divididos entre varias categorias e subcategorias. Conheça alguns dos principais:

Por causa da capacidade de movimentar grandes volumes, o modal marítimo é o meio mais utilizado no transporte internacional de cargas. Os navios cargueiros modernos tem diversas formas e tamanhos e podem ser divididos entre varias categorias e subcategorias. Conheça alguns dos principais:

Navios Porta-containers: A principal forma de transporte de produtos manufaturados em todo o mundo, isso porque os containers podem armazenar qualquer coisa, e pode ter um tamanho padrão que ajuda também na transferência para caminhões, trens ou outros navios com facilidade. Eles tem vários porões, cada um equipado com “guias de celas” que ajudam na organização e estabilidade, também costumam ser mais rápidos em relação a alguns navios cargueiros. Os contêineres são geralmente carregados por guindastes, outros são equipados para permitir o auto carregamento e descarregamento.

Reefer: Um navio refrigerado e equipado para transportar cargas perecíveis que necessitam de temperaturas controladas como carnes, peixes, derivados de leite ou frutas. As escotilhas dos porões são pequenas afim de evitar perda de temperatura, e a pintura também exige cores claras que refletem a luz do sol, evitando aquecimento. Além de refrigeradas, as embarcações são rápidas para atender as exigências do mercado.

Navio Petroleiro: É um tipo de navio tanque, só que construído especificamente e exclusivamente para o transporte de petróleo e derivados, podendo carregar mais de 400 mil toneladas. Eles possuem um pavimento repleto de canos interligados que distribuem o óleo para equilibrar a embarcação, também são mais largos e menos fundos que outras embarcações, podendo navegar em águas rasas. Entretanto, há poucos portos em que os superpetroleiros podem entrar, por isso são quase totalmente carregados e descarregados nas estações de bombeamento em terra. Considerando o risco ambiental, eles têm um casco duplo para dar segurança contra vazamentos. Os petroleiros são, em média, os maiores navios que existem e consomem aproximadamente 300 toneladas de combustível por dia, uma quantidade pequena considerando a carga e o tamanho.

Navio de Carga Geral (Breakbulk): São os navios que transportam vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes – sacarias, caixas, veículos encaixotados ou sobre rodas, barricas, etc, alguns navios também podem ter espaços refrigerados para carga perecível. Eles têm geralmente quatro ou cinco porões com aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser arrumada nas cobertas e porões e distingue-se pela sua flexibilidade. O navio de carga geral tem em média cerca de 150 metros de comprimento e é equipado com guindastes usados para carregar e descarregar o navio.

Navio Ro-Ro: Uma abreviatura para Roll on – Roll of, numa tradução livre, Roll on-Roll off significa Rolar para dentro-Rolar para fora. Esse é um tipo de cargueiro gigante para o transporte de automóveis e outros veículos que possam sair por seus próprios meios, com algum equipamento específico para isso. Diferentemente do navio transportador de contêiner, o navio Ro Ro é todo fechado, como um grande estacionamento vertical com várias rampas internas onde é possível ajustar a altura dos andares de acordo com o tipo de carga. Outra forte característica destes navios é a grande altura do costado e as rampas que dão acesso às cargas. Essas embarcações podem armazenar entre 2 mil e 4 mil veículos, medindo até 600 metros de comprimento, 100 metros de altura e 100 metros de largura.

Navio Tanque: Projetados para transportar qualquer produto líquido, químicos industriais até óleos comestíveis ou vegetais. Eles tem capacidade de 5.000 a 40.000 toneladas e podem ter aparelhos de aquecimento e resfriamento ou de limpeza para cumprir com as necessidades sanitárias exigidas.

Navios Gaseiros: Transportam GPL, GNL, etileno, amônia, propileno, entre outros gases liquefeitos, naturais ou químicos. Os tanques tem formatos arredondados ou cilíndricos que podem variar dependendo do navio, com resistência a altas pressões e isolamento térmico, pois algumas cargas, como o gás natural, possui ponto de ebulição de -165,5°C. Para cargas assim, conhecimentos de segurança são de suma importância, pois a rápida evaporação ou o contato com o ambiente externo pode resultar numa expulsão drástica de gotículas criando uma atmosfera inflamável e consequentemente uma explosão.

Navios Graneleiros: Transportam mercadorias a granel, sem ter especificamente alguma contagem de unidade ou embalagens específicas, como grãos, açúcar, fertilizantes, carvão e minérios. Esse tipo de navio tem grandes escotilhas hidráulicas que cobrem os porões onde os produtos são armazenados. Por ser um grande exportador de commodities, o maior navio graneleiro do mundo é Brasileiro, se chama MS Ore Brasil e tem 362 metros de comprimento com 65 de largura e 400 mil toneladas, navegando a 28 km/h geralmente, levando minério brasileiro para a China.

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