O Papel da Logística no Comércio Exterior

Qual é o papel da logística no comércio exterior?

O papel da logística é fazer com que a mercadoria vendida ou comprada chegue até o seu destino, cumprindo com os padrões de qualidade e eficiência, com o menor custo possível e dentro de um prazo razoável. É a área da logística que coordena todos os movimentos internos e externos de uma empresa, desde a compra de materiais até a entrega dos mesmos, passando por todas as etapas de produção, esse é o setor responsável por gerenciar os prazos e a qualidade da entrega.

É preciso ter em mente que quando se comercializam produtos para fora do país, a integridade dos produtos é a chave para o sucesso das operações. Quando os cuidados logísticos são ignorados, a qualidade do produto é comprometida antes mesmo dele percorrer todo o trajeto.

A logística no comércio exterior deve ser vista além de mera estratégia de transporte, pois há muita complexidade no processo logístico.

PONTOS EM QUE A ÁREA DE LOGÍSTICA ATUA:

– Diálogo com clientes e fornecedores.

– Escolha do modal de transporte mais adequado.

– Contratação de seguro para o transporte de cargas.

– Separar, embalar e marcar os produtos.

– Acompanhar o deslocamento das mercadorias.

– Separar a documentação necessária para o transporte.

Quem pode trabalhar com logística?

O profissional que desempenha o planejamento logístico nas empresas é o analista ou operador de logística. Organização, atenção aos detalhes, boa interação com clientes e fornecedores, e capacidade analítica são características do perfil das pessoas que trabalham nessa área.

Deixar uma resposta