Os 5 maiores Portos do Brasil

Conheça os 5 maiores portos do Brasil.

Porto de Rio Grande
O Porto de Rio Grande foi inaugurado em 1872 e é o quarto maior porto em movimentação do ultimo ano, sendo um porto de grande porte, localizado na margem direita do canal do Norte, que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico, no município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. As suas principais áreas de influência são Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio grande do Sul, também atendendo outros 17 estados, destacando-se nos segmentos de calçados, agroindústria e couro. De janeiro até julho de 2020, foram movimentados mais de 15 milhões de toneladas, de acordo com o ANTAQ.

Porto de Paranaguá
Localizado no Paraná, o Porto de Paranaguá é o principal exportador de commodities agrícolas, especialmente a soja, sendo o maior porto graneleiro da América Latina e também o 3º maior porto de contêineres do Brasil. Ele é aberto a visitação para estudantes e empresários que queiram visita-lo e exporta e importa grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros. Em 2020 apresentou mais de 57 milhões de toneladas de movimentação em produtos. Sendo exportados 14,2 milhões de toneladas de soja, 5,4 milhões de toneladas de farelo de soja e 2,5 milhões de toneladas de milho.

Itaguaí
Foi inaugurado em 1982 e fica no Rio de Janeiro e é o principal porto do estado, recebendo insumos diariamente em grandes quantidades. No primeiro semestre de 2020 foram movimentadas 23,56 milhões de toneladas, representando 10,65% da carga total movimentada nesse período. O acesso ao porto, pelas ferrovias, é bastante amplo. Entre as principais ferrovias com acesso ao porto, a MRS Logística, que liga o porto a São Paulo e Minas, e a Ferrovia Centro-Atlântica que liga o porto a diversos estados, como Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Goiás e São Paulo.

Porto de Vitória
Fica no Espirito Santo e foi criado em 1906 depois de muito trabalho, pois teve as obras interrompidas em 1914, retomando em 1924 e finalmente inaugurado em 1940. Atualmente, tem suas ações comandadas pela Companhia Docas do Espírito Santo. Esse porto tem participação importante na movimentação total de cargas de todo o país, representando 1,57% em 2020, de acordo com a ANTAQ. Nesse período, foram movimentados mais de 3,57 milhões de toneladas de cargas. Pela importância do Porto de Vitória, ele necessita de uma grande frota de transportes para abastecimento, como as rodovias e ferrovias.

Porto de Santos
Localizado na baixada santista, o Porto de Santos é a mais importante estação portuária do país. Foi inaugurado em 1892 quando era conhecido como o “Porto da Morte”, por causa das epidemias frequentes, sendo um dos principais portos brasileiros para o desembarque de imigrantes, que ao se depararem com a falta de infraestrutura da cidade logo se distribuíam para o interior do estado.
O Porto de Santos se mantém hoje como o maior complexo portuário da América Latina, possuindo uma grande variedade de terminais de carga para diversos produtos, que realizam a movimentação de granéis sólidos, líquidos, contêineres, carga geral e passageiros. Corresponde a 30% de toda movimentação portuária do Brasil, movimentando aproximadamente 60% do comércio internacional do estado de São Paulo. No primeiro semestre de 2020 o porto movimentou 65,93 milhões de toneladas de mercadorias, representando 29,81% da movimentação total nesse período.

Deixar uma resposta