Os Armadores

Os armadores são fundamentais para que aconteça o transporte marítimo internacional pois são as empresas proprietárias, sócias ou afretadoras dos navios que executam todos os procedimentos para o transporte entre os portos, operando navios e rotas, focando no transporte de cargas.
Os Armadores
Os Armadores

Os armadores são fundamentais para que aconteça o transporte marítimo internacional pois são as empresas proprietárias, sócias ou afretadoras dos navios que executam todos os procedimentos para o transporte entre os portos, operando navios e rotas, focando no transporte de cargas.
O armador não é obrigado a ser proprietário de algum navio, podendo utilizar navios arrendados, o importante é que opere navios. Muitos deles operam com navios de outros países para obter vantagens fiscais. No Brasil a maioria dos navios transitam com bandeiras estrangeiras.

Existem 3 tipos de armadores, os proprietários, gerentes e locatários.
• Proprietários: Comercializam o próprio navio
• Gerentes: Gerenciam navios de terceiros;
• Locatários: Alugam e administram navios de terceiros.

Não se deve confundir com os NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier), que é um transportador marítimo que não opera navios. Os armadores tem mais vantagem trabalhando com grandes quantidades, enquanto a NVOCC é uma empresa que administra cargas pequenas em um container, mas não tem responsabilidade sobre o navio, tendo seu próprio conhecimento de embarque e seus próprios custos. Também não confunda armadores com agentes de carga. O agente de carga administra as reservas de espaço e negocia os fretes com os armadores.

A empresa dinamarquesa Maersk é considerada a maior armadora do mundo atualmente com aproximadamente 630 navios, 33.000 funcionários e a capacidade de 4.149.617 TEUs

Se cada transportador comprasse a quantidade suficiente de navios para oferecer viagens semanais em todos os portos a capacidade de carga seria maior que a demanda e as taxas cairiam, mas com uma aliança, os armadores dividem seus navios resolvendo esse problema e aumentando sua cobertura geográfica. Ou seja, as alianças ajudam os Armadores a terem mais opções de navegação com menos navios, aumentando lucros e minimizando custos, então em abril de 2017, as alianças de transportadores marítimos formaram três novas alianças, que juntas representam quase 80% da capacidade global de contêineres.

São elas:

  1. 2M Alliance
  2. Ocean Alliance
  3. THE Alliance

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