Tributos da Importação

Podemos comparar o preço de um produto no exterior convertendo a taxa de dólar, mas para importar, não podemos comparar de forma tão simples assim.

Podemos comparar o preço de um produto no exterior convertendo a taxa de dólar, mas para importar, não podemos comparar de forma tão simples assim. Existem muitos fatores que influenciam no preço final. A importação brasileira, por exemplo, paga no mínimo 5 tributos, 4 federais e 1 estadual, são eles:

  1. Imposto de Importação;
  2. IPI;
  3. PIS;
  4. COFINS;
  5. ICMS;

    O ICMS é o mais complicado pois depende da estado que se encontra a importadora)

Também é necessário conhecer seu produto, e conhecer como ele é visto perante a alfandega. O NCM é a nomenclatura que define e cataloga seu produto nos termos aduaneiros.
A carga tributária no Brasil é infelizmente alta, principalmente para as importações. Exemplificando: um produto que custa 3x mais, provavelmente tem até 80% do preço em de tributos ou custos de logística, além das outras despesas, como Taxa de Utilização do Siscomex, AFRMM na importação marítima, e até direito antidumping. O preço final ainda inclui despesas aduaneiras, honorários do despachante, armazenagem, taxas portuárias, de liberação do agente marítimo e movimentação.
Quando você já conhece o seu negócio, o marketing internacional através da importação e exportação é o próximo passo.
O caminho pode ser complicado, burocrático, com muitas regras que precisam ser respeitadas, exige muito planejamento e paciência, mas um processo bem executado sempre valerá a pena. Existem várias empresas que oferecem diversos produtos ou serviços, como máquinas, roupas, ferramentas, brinquedos, esportes, embalagens, fertilizantes, alimentos e uma infinidade de outros, que após o primeiro processo, decidem continuar, e isso porque, apesar da dificuldade na primeira vez, é um negócio lucrativo e promissor. Dependendo do seu setor, o lucro pode ser multiplicado por 3x, mesmo entre pequenas empresas. Recomendamos que você dê este primeiro passo, e oferecemos nossos serviços para assessorar na hora de fechar um bom negócio.

Deixar uma resposta